Trabalhos e Concursos - dicas - currículo - entrevista - emprego - concursos - dicas - cursos - estágios - bolsas - universidades - passar
  Adicione aos Favoritos
Tornar Página Inicial

    Clique aqui e pesquise preços de Livros para Concursos Públicos


   
 
Que tal viajar de avião?

Empregos
Currículo
Dicas
Concursos
Cursos
Estágios
Oportunidades
Vestibular
Intercâmbio
Refinanciamento
Loja
Crise global

    Home » Currículos

Saiba como preparar o currículo para garantir seu próximo emprego





Como preparar o currículo para garantir seu próximo emprego
O termo Curriculum Vitae vem do latim "trajetória de vida". Também chamado de currículo, currícula ou apenas CV. O Curriculum Vitae é um documento profissional que relata as experiências profissionais e acadêmicas. O objetivo do currículo é transmitir de forma clara e concisa as informações do candidato à vaga de emprego. Por isso, uma boa apresentação e informações importantes devem constar no documento que poderá definir a sua contratação.

Como fazer um currículo? Existem várias formas de fazer um currículo. Especialistas apontam algumas dicas para aumentar as suas chances de conseguir o próximo emprego.

É muito importante ter um currículo bem preparado para quem está em busca de emprego. Os especialistas enfatizam que o curriculum vitae é o seu cartão de visitas para a vaga de emprego. O principal é que o currículo deve ser preciso, não conter informações falsas, não ter erros de digitação e conter apenas as informações básicas para o empregador.

Atenção. Você pode ter perdido muitas oportunidades por não ter um currículo apresentável ou adequado à vaga pretendida.

Inclua no currículo apenas as informações básicas necessárias (dados pessoais, escolaridade, cursos e experiência profissional) para que o empregador possa avalia se as suas experiências acadêmicas e profissionais são adequadas ao cargo oferecido.

Não esqueça de listas as empresas das quais já trabalhou, com a função que ocupou, o cargo e resumo das atividades.

Não inclua informações como CPF, número da carteira de identidade e título de eleitor no currículo. Caso seja contratado a empresa solicitará essas informações. Inclua apenas os dados de carteira de habilitação se a vaga pretendida incluir a necessidade de direção de veículos.

  Como preparar o currículo para garantir seu próximo emprego (cont.)
Se desejar inclua nas informações complementares as atividades voluntárias e extracurriculares.

O curriculum vitae deve ter no máximo duas páginas. Deixe espaços e use letras de tamanho que o empregador possa ler sem dificuldade as informações que você quer passar. Jamais rasure o seu currículo. Se mudar de telefone é melhor refazê-lo.

Muitos especialistas avisam que o ideal é modelar currículos de acordo com a área pretendida, se o candidato tem experiência em várias áreas, ou, se busca vagas em áreas diferentes. Neste caso, você deve focar as informações do currículo para a área destinada. Evite informações desnecessárias ao escrever o seu currículo. Por exemplo, não inclua cursos sem relação com a vaga pretendida. Seja objetivo e tenha sempre em mente que profissional que lerá o seu currículo tem pouco tempo e muitos outros para ler.

O que devo incluir no meu currículo?
• Informações pessoais
Nome completo, endereço, telefone (com código de área), endereço eletrônico (e-mail), estado civil (casado, solteiro, etc.) e data de nascimento.

• Formação educacional
Informação de onde estudou (nome da escola/faculdade), até que ano/período cursou.

• Experiência profissional
Nome empresa onde trabalhou com data de entrada e saída de cada uma delas, além do cargo que exerceu em cada empresa e um resumo das atividades em cada trabalho.

• Qualificações
Informar se fez cursos de idiomas (data e escola/curso) e qual o grau de domínio que tem em cada um deles (falar, ler e escrever).

Modelo de Currículo (Curriculum Vitae)
Em breve.





  Só Passagem de avião    
       

Clique aqui e pesquise preços de Livros para Concursos Públicos